Quem são eles para falar de alguém?

domingo, 11 de maio de 2008

Devido ao aumento significativo da quantidade de mesas-redondas, a demanda por comentaristas esportivos está cada vez maior. À primeira vista eles parecem iguais, mas eles se dividem em duas partes: os jornalistas(que até se dividem em outras partes, mas não é esse o enfoque do texto) e os ex-jogadores.

A primeira metade é a parte teórica, formada pelos jornalistas esportivos, que estudaram o esporte a fundo e entendem bastante de tática e história (geralmente, eles têm uma memória fantástica)ou seja, são bem embasados sobre aquilo que estão falando, embora pareça que a maioria nunca viu uma bola na vida.

A outra, a mais interessante, é composta por ex-jogadores. Antigamente, formado por craques como Falcão e Rivelino, o time dos "práticos" vem sofrendo com a renovação...

Dos comentaristas da nova safra, apenas o Neto se salva (embora pudesse jogar muito mais do jogou, se não fosse pelos problemas com a balança). Aliás, o Neto não se salva só pelo futebol, ele pode até não ter uma pronúncia e um português perfeitos (e isso importa?), mas está sempre atento a cada lance (algumas vezes, dispensando até os replays)e mostra saber do que está falando. Na minha opinião é o melhor comentarista do Brasil, hoje em dia.

Outro comentarista que apareceu recentemente, Caio, mostra bastante desenvoltura quando está falando. Mas como jogador foi apenas mediano, perambulou por vários clubes e nunca fez muitos gols. Quem é ele para falar mal de alguém?

O Casagrande já comenta há algum tempo,ou comentava, já que está fora do ar por "problemas pessoais", mas não foge dessa maldição de penas-de-pau que metem o "pau" nos outros, sem antes olhar para si mesmos. Como jogador, eu até nem posso falar muito já que eu acompanhei os jogos dele no fim de carreira. Mas as lembranças que eu tenho dele é de um centro-avante que fazia alguns (eu disse alguns) gols do jeito que dava, meio de canela, joelho ou barriga. Quem é ele para falar mal de alguém? Se for para chamar um caneleiro é melhor chamar o Túlio, que é muito mais carismático...

E o pior é que esse "efeito" não se restringe ao futebol. Quem é o comentarista oficial da Globo na Fórmula 1? Sim, Luciano Burti. A melhor coisa que conseguiu na carreira foi ser piloto de teste da Ferrari. Hoje em dia briga com o carro na Stock Car... Quem é ele para falar mal de alguém?

Mas o maior exemplo dessa nova espécie que se espalha por programas de debate esportivo Brasil afora é o Müller. Outro que não jogou nada, rodou por todos os times de São Paulo (Sim, ele jogou no Corinthians, no Palmeiras, No Santos e no São Paulo) enganando em todos eles. E como finalizava mal... Se ele tivesse feito metade dos gols que perdeu teria o dobro do Pelé. Além de não ser um jogador de muita categoria em campo, ele consegue ser pior ainda fora dele. Adepto do estilo Wanderley Luxemburgo, sempre tenta falar difícil mas só besteira daquela boca, o que acaba tornando a transmissão engraçada. Hehe! Talvez esse seja o grande mérito dele, fazer-nos rir!

Tá, eu sei. Esse texto é totalmente contraditório. Afinal, Quem sou eu para falar mal deles?

Mas a última coisa que vocês podem esperar desse blog é coerência. Ou não. Hehe!

Para terminar, um vídeo do Sérgio Noronha:



Tá, eu também sei que ele não é um ex-jogador. A minha intenção era terminar com um vídeo do Müller falando besteira, mas por incrível que pareça, não há nenhum no Youtube. Pelo menos eu não consegui encontrar... Se alguém aí encontrar, pode me mandar o link nos comentários.

0 comentários: