O Zimbábue é aqui. Ou não...

sábado, 28 de junho de 2008

Zimbábue: violência e miséria marcam a eleição de mais um ditador na África

O mundo assiste a uma farsa: a das eleições no Zimbábue. O país, que fica no sudeste da África, volta às urnas para eleger, praticamente à força, o ditador de sempre: Robert Mugabe. Com a desistência da oposição no segundo turno, Mugabe é candidato único.

O Zimbábue nem sempre foi palco de miséria e de violência. A antiga Rodésia foi colônia britânica até 1980, quando conseguiu a independência e mudou de nome.

Seu atual presidente, Robert Mugabe, foi um dos que mais se empenharam para a libertação do país. Ele se tornou o primeiro presidente do Zimbábue e se manteve no poder vencendo as últimas seis eleições.

Segundo opositores, Mugabe sempre venceu usando estratégias como intimidação de eleitores e manipulação de resultados. Durante os 28 anos de governo, um dos territórios mais ricos e prósperos do continente africano, com grandes jazidas de ouro, se transformou num país com um dos maiores índices de fome, desemprego e violência do mundo.

A crise se agravou a partir de 2000, quando Mugabe decidiu confiscar as terras de fazendeiros brancos para assentar trabalhadores negros. A economia do país registra uma inflação de mais 100.000% ao ano.

Eleitores insatisfeitos provocaram a ira do ditador. A polícia age com violência para evitar os protestos e as manifestações contrárias ao governo.

Organismos de direitos humanos denunciam prisões, mortes, torturas e perseguições a opositores. A ONU estima em, pelo menos, 85 o número de mortos, além de milhares de desabrigados e centenas de presos políticos.

A vitória no primeiro turno foi o mais longe que a oposição já chegou numa eleição na história do Zimbábue. Mas a renúncia do candidato opositor, provocada pela onda de violência, foi inevitável. Robert Mugabe, que tem 84 anos, diz que, enquanto ele viver, a oposição não governa o país. Ele parece estar usando todos os métodos que conhece para manter a promessa.

-----------------------------------------------------------------------------

Que bom que esse tipo de coisa não acontece por aqui, né?

...




http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Arquivo/0,,AA628215-4274,00.html

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Arquivo/0,,AA1182510-4283,00.html

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Arquivo/0,,AA1280581-4283,00.html

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Vasco/0,,MUL615268-9877,00-POLEMICAS+CERCAM+PASSAGEM+DE+EURICO+MIRANDA+PELO+VASCO.html


Tomara que os zimbábuenses... ou será zimbábuanos?

Sei lá, os carinhas que nasceram no Zimbábue consigam encontrar o seu próprio Dinamite

0 comentários: